domingo, 29 de julho de 2007

COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS CONTEÚDOS E COMO É A AVALIAÇÃO A PARTIR DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM?

Os conteúdos em um Projeto de Aprendizagem, são desenvolvidos de acordo com os interesses, inquietações demonstrados pelos próprios alunos em sala de aula, desenvolvendo uma grade multidisciplinar, onde os conteúdos das diversas áreas do conhecimento estão interligados e não isolados. Neste trabalho, os alunos pesquisam, refletem, chegam a novas conclusões, tendo uma visão global, relacionando assim o conhecimento cotidiano com o conhecimento científico.
Desta forma, o professor não será um mero transmissor do conhecimento, mas um mediador no processo, através de pesquisas, análises, fazendo com que o próprio aluno reelabore seu pensamento, formando assim novos conceitos.
A avaliação neste processo se da de forma processual e não de forma fragmentada. Professor e aluno estão sendo avaliados constantemente, sendo que a AÇÃO ↔ REFLEXÃO ↔ AÇÃO são a peça central no desenvolvimento deste processo.

4 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Marluci,

Você conseguiu responder muito bem a nossa instigação sobre o PA.

Parabéns!

Odete disse...

Ola amiga
Será maravilhoso poder compartilhar com você a respeito de mini projetos e estar buscando sempre coisas novas, com certeza conquistar momentos prazerosos para os nossos alunos. Pois eles precisam desses momentos, não é facil conquista-los, o mundo está aí cheio de novidades.
E nós amiga quais as nossas novidades? Com certeza teremos que mudar para melhor.
Beijos..
Companheira de trabalho...
Amiga Odete...

Odete disse...

Oi...
Qndo você escreveu que o professor não é um mero transmissor e sim um mediador do conhecimento. Você acha que poderá ser implantado essa visão na nossa comunidade escolar?

Marluci Hoffmann Atanazio disse...

Em um Projeto de Aprendizagem os alunos elaboram e reelaboram conceitos, sendo que o professor faz a mediação do conhecimento cotidiano com o conhecimento científico.
Com certeza isto é possível em nossa escola. O aluno já traz o seu conhecimento e através de pesquisas análises, discussões orais ele está transformando o conhecimento. Já fazemos isto em nossa prática sem percebermos.
Acredito que através de mini projetos em nossa prática, isto ficará mais claro. Foi muito bom compartilhar com você Odete.
Um abraço!